quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tom Jobim nasceu a 25 de janeiro de 1927


Chega de Saudade, com Vinicius de Moraes, é o primeiro registo fonográfico da bossa nova.




Ava Gardner partiu a 25 de janeiro de 1990


A norte-americana Ava Gardner deixou-nos aos 67 anos de idade. É considerada uma das atrizes mais belas do cinema e uma das grandes estrelas do século XX.

domingo, 22 de janeiro de 2012

"Capitães da Areia" - trailer oficial (HD)


Trailer oficial do filme Capitães da Areia, baseado na obra de Jorge Amado, dirigido por Cecília Amado. Uma produção da Lagoa Cultural e Maga Filmes. Distribuição: Imagem Filmes.
Os Capitães da Areia - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória dos seus leitores. Abandonados pelas suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

Lorde Byron nasceu a 22 de janeiro de 1788


Dia de recordar George Gordon Byron, 6º Barão Byron (22 de janeiro de 1788 - 19 de abril de 1824), mais conhecido como Lorde Byron. Um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre pelas suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (a última permaneceu inacabada devido à sua morte).

sábado, 21 de janeiro de 2012

Jardinagem


A 21 de janeiro de 1793 Luís XVI é executado na guilhotina


Na sequência da revolução francesa, em 21 de janeiro de 1793 - o rei Luís XVI foi executado na guilhotina.

A 26 de janeiro de 1988 o musical britânico "Fantasma da Ópera" de Andrew Lloyd Webber estreia na Broadway.

Sobre o musical Abaixo da majestade e esplendor da Ópera de Paris, esconde-se o Fantasma. Envergonhado pela sua aparência física e temido por todos, o amor que tem pela sua bela protegida Christine Daaé é tão forte que nem o coração dela consegue resistir.

O musical estreou no Her Majesty's Theatre a 9 de Outubro de 1986 com Michael Crawford e Sarah Brightman nos papéis principais, e têm havido dúzias de produções no mundo inteiro desde essa altura. Agora, depois de 25 anos, o Fantasma da Ópera continua a cativar audiências no Her Majesty's Theatre, depois de mais de 10,000 representações.
Os números impressionantes de Andrew Lloyd Webber, juntamente com um cenário maravilhoso e efeitos especiais de cortar a respiração, combinam-se magicamente para fazer voltar à vida, cada noite, esta trágica história de amor.
Este musical baseia-se na obra homónima de Gaston Leroux, publicada pela primeira vez em 1911.


Saber mais: http://www.thephantomoftheopera.com/the-show/synopsis
                http://www.thephantomoftheopera.com/background/the-book


Vida Grátis

Proporcionar a todos uma vida mais confortável e sustentável sem que seja necessário gastar dinheiro é o objetivo da nova plataforma portuguesa online. O site http://www.vidagratis.pt.la/ sugere múltiplas hipóteses para reduzir o custo de vida através de partilhas, reutilizações e troca de objetos e de serviços.

Com o objetivo de divugar a informação associada ao conceito de Vida Grátis, o novo portal condensa num único local outros sites que oferecem serviços e ideias para um estilo de vida mais sustentável.

Desde a troca de livros e de casa, passando pelos bancos do tempo e pela sugestão de eventos culturais, o Vida Grátis oferece múltiplas hipóteses para enfrentar a sociedade de consumo de uma forma mais criativa e sustentável.

Assim, o Vida Grátis serve de porta de acesso para sites de trocas e partilhas já existentes como, por exemplo, o Freecycle, o Banco do Tempo e o Troco 1 hora.

Saiba tudo sobre Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura Ler mais: http://aeiou.visao.pt/saiba-tudo-sobre-guimaraes-2012-capital-europeia-da-cultura=f643374#ixzz1k5mKl0Jc



Tudo o que precisa de saber para visitar a Capital Europeia da Cultura:
http://aeiou.visao.pt/saiba-tudo-sobre-guimaraes-2012-capital-europeia-da-cultura=f643374

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Primeiro Rei


Vídeo animado que dá a conhecer a vida e os feitos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Com argumento e realização da autoria de Pedro Lino, resulta de uma parceria conjunta entre o Museu Alberto Sampaio e a Câmara Municipal de Guimarães e foi desenvolvida no âmbito das Comemorações dos 900 Anos do Nascimento do primeiro monarca português.

«O Som das Lengalengas» de Luísa Ducla Soares


domingo, 15 de janeiro de 2012

100 livros clássicos para download


«Uma compilação com 100 obras da literatura mundial, entre os 10 mil títulos disponíveis no portal Domínio Público. A lista traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até ao célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século XX, além de clássicos brasileiros e portugueses. Todo o acervo do portal DP é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais.»

100 livros clássicos para download: http://www.revistabula.com/posts/listas/100-livros-classicos-para-download


Rap da CDU_encontrar o que preciso na biblioteca


sábado, 14 de janeiro de 2012

A 15 de janeiro de 1929 nasce Martin Luther King, Jr.


Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 - Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político norte-americano. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados -Unidos, e no mundo, com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes do seu assassinato. 



O seu discurso mais famoso e lembrado é Eu Tenho um Sonho (I Have a Dream, em inglês). Nele, Luther King fala da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Este discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial, em Washinton, D.C., como parte da "Marcha de Washinton por Empregos e Liberdade", foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente de uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa e é considerado um dos maiores na história.



9 Livros que Mudaram o Mundo


«Desde o nascimento da civilização, os seres humanos têm registado os seus pensamentos em paredes, pedras, papiros e nos famosos livros. E, volta e meia, alguns livros causam abalos nas leis sociais reinantes, modificando o pensamento de muitos.»


Quem foi Lewis Carroll?

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu em Inglaterra em 1832. Foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista, sendo reconhecido como tal após o seu sucesso com "Alice no País das Maravilhas". Faleceu em 1898.

Saber mais: http://www.lewiscarroll.org/carroll/
                   http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/alice/lewis_carroll.htm
                   http://www.online-literature.com/carroll/
                   http://lewiscarrollsociety.org.uk/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

George Orwell partiu a 21 de Janeiro de 1950


Sobre a obra 1984 é um romance do autor inglês Eric Arthur Blair (Motihari, 25 de Junho de 1903 – Londres, 21 de Janeiro de 1950), mais conhecido pelo pseudónimo de George Orwell. Publicado em 8 de Junho de 1949, retrata o quotidiano de um regime político totalitário e repressivo em 1984. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com a sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.

Eugénio de Andrade (Póvoa de Atalaia, 19 de Janeiro de 1923 — Porto, 13 de Junho de 2005)





Edgar Allan Poe (Boston, 19 de janeiro de 1809 – Baltimore, 7 de outubro de 1849)


Sobre este livro Uma mansão envolta numa atmosfera de morte ou um gato preto que leva o seu dono à perdição podem ser suficientes para que Edgar Allan Poe teça alguns dos contos mais aterrorizadores da história - muitos deles reunidos no livro Histórias Extraordinárias. Publicado pela primeira vez com esse nome em 1848 pelo poeta Charles Baudelaire (antes era intitulado Contos do Grotesco e do Arabesco), Histórias Extraordinárias traz A Queda da Casa de Usher, O Barril de Amontilado, O Gato Preto e Os Crimes da Rua Morgue, entre outros, nos quais, com extrema habilidade, Poe enfoca o fantástico e o sobrenatural com descrições minuciosas e realistas, conduzindo o leitor a um mundo soturno e repleto de enigmas.

"O Livro da Selva" de Rudyard Kipling


Sinopse  Estas são as histórias de Maugli, uma cria de homem criado por lobos, e da sua viagem até à idade adulta com a ajuda de Balu o lobo, Baghira a pantera negra, e tantas outras personagens memoráveis. Os contos de Maugli tornaram-se um clássico cinematográfico da Disney, e o conto de Rikki-Tikki-Tavi o mangusto tem sido adaptado muitas vezes, mas as versões em filme não são a mesma coisa que este livro intemporal.

Saber mais: 

"Se" de Rudyard Kipling


Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso;
Se consegues manter a confiança em ti próprio quendo todos duvidam de ti, mas também fores capaz de aceitar as suas dúvidas;
Se consegues esperar sem te cansares com a espera, ou, sendo caluniado, não devolveres as calúnias; ou, sendo odiado, não cederes ao ódio, e, mesmo assim, não pareceres paternalista nem presunçoso;

Se consegues sonhar - e não ficares dependente dos teus sonhos;
Se consegues pensar - e não transformares os teus pensamentos nas tuas certezas;
Se consegues encarar o Triunfo e o Desaire e tratar esses dois impostores da mesma maneira;
Se consegues suportar ouvir a verdade do que disseste, transformada, por gente desonesta, em armadilha para enganar os tolos, ou ver destruídas as coisas por que lutaste toda a vida, e, mantendo-te fiel a ti próprio, as reconstruires com ferramentas já gastas;

Se és capaz de arriscar tudo o que conseguiste numa única jogada de cara ou coroa, e, perdendo, recomeçar tudo do princípio, sem lamentar o que perdeste;
Se consegues obrigar o teu coração e os teus nervos a ter força para aguentar mesmo quando já estão exaustos, e continuares, quando em ti nada mais resta do que a Vontade que lhe diz: "Resistam!"

Se consegues falar a multidões sem te corromperes, ou conviveres com reis sem perder a naturalidade;
Se consegues nunca te sentir ofendido seja por inimigos, seja por amigos queridos;
Se todos podem contar contigo, mas sem que os substituas;
Se consegues preencher cada implacável minuto com sessenta segundos que valham a pena ser vividos, é  tua a Terra e tudo o que nela existe, e - mais importante ainda - então, meu filho, serás um Homem.


Rudyard Kipling partiu a 18 de janeiro de 1936



Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, 30 de dezembro de 1865 — Londres, 18 de janeiro de 1936) foi um autor e poeta britânico. É considerado o maior "inovador na arte do conto curto"; os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil; e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante.
Foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do século XX. O autor Henry James referiu: "Kipling impressiona-me pessoalmente como o mais completo homem de génio (...) que eu jamais conheci." Foi laureado com o Nobel da Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor da língua inglesa a receber esse prémio.


Saber mais: 
  1. Rutherford, Andrew. 1987. General Preface to Oxford World's Classics Editions of Rudyard Kipling, in "Puck of Pook's Hill and Reward and Fairies", por Rudyard Kipling. Oxford University Press. ISBN 0-19-282575-5
  2. Rutherford, Andrew. 1987. Introduction to the Oxford World's Classics edition of "Plain Tales from the Hills", by Rudyard Kipling. Oxford University Press. ISBN 0-19-281652-7

Find – Play – Download Sound FX Instantly and Free!

«Find, Play, and Download Sound Effects Free and Quickly in a unique Soundboard Grid layout. Hundreds of Sounds FX and Growing Daily.»

http://soundfxnow.com/

Agatha Christie (15 de setembro de 1890 - 12 de janeiro de 1976)


Dia de recordar Agatha Mary Clarissa Mallowan, mundialmente conhecida como Agatha Christie, romancista britânica, autora de mais de oitenta livros. Os seus livros são dos mais traduzidos em todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 biliões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, entre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne. Agatha Christie escreveu também sob o pseudónimo de Mary Westmacott.




Summary
Género: Policial
Formato: Romance
Cenário: Comboio
Método de Assassínio: Esfaqueamento
Protagonista: Poirot

Sinopse A viajar no Expresso do Oriente, Poirot é abordado por um americano desesperado chamado Ratchett. Acreditando que alguém o quer matar, Ratchett pede ajuda a Poirot. Infelizmente, no dia seguinte os piores receios de Ratchett concretizam-se: ele é encontrado na sua cabina, vítima de feridas múltiplas por esfaqueamento. Apenas com um pedaço de papel como pista, Poirot tem de chegar à identidade de Ratchett antes de descobrir qual dos restantes passageiros o assassinou.
Um filme foi realizado em 1974 com base neste romance, tendo ganho um Óscar para Ingrid Bergman.

Ler mais: http://agathachristie.com/

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Miguel Torga (São Martinho de Anta, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995)


Ler mais: http://purl.pt/13860/1/miguel-torga.htm

16 de janeiro de 1939 - a primeira tira em quadrinhos do Super-Homem é publicada num jornal


O Super-Homem é um super-herói criado pela dupla de autores de banda desenhada Joe Shuster e Jerry Siegel.
A personagem nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significa Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado para a Terra pelo seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrou na Terra na cidade de Smallville, onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como Clark Kent, repórter do Daily Planet, onde trabalha com Lois Lane. É uma das mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói de banda desenhada a ter uma revista intitulada com o seu nome, publicada no verão de 1939.

João de Deus (São Bartolomeu de Messines, 8 de Março de 1830 — Lisboa, 11 de Janeiro de 1896)


Beijo

Beijo na face
Pede-se e dá-se:
Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
Vá!

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
Vá!

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
Vá!

Guardo segredo,
Não tenha medo...
Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
Dê!

Como ele é doce!
Como ele trouxe,
Flor,
Paz a meu seio!
Saciar-me veio,
Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
Amor!

Talvez te leve
O vento em breve,
Flor!
A vida foge,
A vida é hoje,
Amor!

Guardo segredo,
Não tenhas medo
Pois!
Um mais na face,
E a mais não passe!
Dois...

Oh! dois? piedade!
Coisas tão boas...
Vês?
Quantas pessoas
Tem a trindade?
Três!

Três é a conta
Certinho, e justa...
Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta!
Três!

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes;
Três.


As folhas santas
Que o lírio fecham,
Vês?
E não o deixam
Manchar, são... quantas?
Três!

João de Deus, in Campo de Flores

Lewis Carroll (Daresbury, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898)

Cena do filme de Tim Burton de 2010, baseado na obra de Lewis Carroll, com Mia Wasikowska como protagonista

Sobre a obra Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do género literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do  absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas, frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para as crianças e outro para adultos.

Ilustração original de Alice's Adventures in Wonderland, desenhada por John Tenniel




James Joyce (Dublin, 2 de fevereiro de 1882 — Zurique, 13 de janeiro de 1941)


Sobre esta obra Ulisses (Ulysses no original), é um romance do escritor irlandês James Joyce. Foi composto entre 1914 e 1921 em Trieste (Itália), Zurique (Suiça) e Paris (França) e publicado no ano seguinte nesta cidade. Por descrever, em diversos pontos, aspetos da fisiologia humana então considerados impublicáveis, o livro foi censurado em diversos países, como nos Estados Unidos da América e no Reino Unido.
Ulisses adapta a Odisseia de Homero, condensando a viagem de Ulisses (na pessoa do agente de publicidade Leopold Bloom) em 24 horas, entre os dias 15 e 16 de Junho de 1904.

Saber mais sobre esta obra: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/ulisses-james-joyce-643096.shtml
eBook gratuito, em inglês: http://www.gutenberg.org/ebooks/4300 ou http://www.online-literature.com/james_joyce/ulysses/
                             

Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703)


John Everett Millais - Little Red Riding Hood


Sobre o autor Charles Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII que estabeleceu as bases para um novo género literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. As suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon Rouge (O Capuchinho Vermelho), La Belle au Bois Dormant (A Bela Adormecida), Le Maître Chat ou Le Chat Botté (O Gato das Botas), Cendrillon ou La Petite Pantoufle de Verre (Cinderela), La Barbe Bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar). Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria das suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressão, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ler para as crianças tem impacto a longo prazo, diz um estudo da OCDE


As crianças a quem os pais lêem frequentemente no primeiro ano de escola ainda apresentam os benefícios disso quando têm 15, diz um estudo internacional.

domingo, 1 de janeiro de 2012