Esta é a sugestão de leitura da professora Ana Vilela: "Recomendo a leitura deste livro porque nos leva à reflexão, desperta-nos sentimentos."
Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente num homem no trânsito e, pouco a pouco, espalha-se pelo país. À medida que os afetados são colocados de quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, as pessoas passam a lutar pelas suas necessidades básicas, expondo os seus instintos primários. A única pessoa que mantém a visão é a mulher de um médico, que, juntamente com um grupo de internos, tenta encontrar a humanidade perdida.
Ensaio Sobre a Cegueira é a história sobre a degradação da sociedade, os limites do ser humano, a falta de moralidade e o desespero atordoante. Ao mesmo tempo que as personagens perdem a visão, o lado obscuro das suas almas vem ao de cima.
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso." (palavras de José Saramago na apresentação pública do seu romance Ensaio Sobre a Cegueira)